quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Dança e musica...

A musica e a dança sempre andaram de mãos juntas e no final da década de 20 um "novo" estilo chegava ao cinema - o Sapateado -. Exemplo disso é este magnifíco duo que alem de cantar fazem ainda um verdadeiro espectáculo de sapateado. Hoje apresentamo-vos The Nicholas Brothers.


The Nicholas Brothers - Lucky Number (1932)




Harold Nicholas nasceu em 27 de Março de 1921, em Winston-Salem, North Carolina, Estados Unidos. Desde criança, estrelou, junto com seu irmão Fayard (este, 6 anos e meio mais velho), grandes momentos do cinema e inúmeros espectáculos inesquecíveis, cantando, sapateando, emocionando as plateias. Além de exímio sapateador, Harold, com seu enorme bom humor, foi um comediante nato e um cantor de talento, características que ele sempre levava para suas performances no palco e nos estúdios.

Harold e Fayard Nicholas formaram um dos mais incríveis duetos da história. Ninguém que ame o sapateado, independente de seu estilo preferido, esquecerá suas performances nos inúmeros musicais Hollywoodianos dos anos 30 e 40.
Possuíam um estilo de dança único, que combinava elementos de jazz, sapateado, ballet e muito acrobacia, tudo isso harmoniosamente misturado em brilhantes coreografias. Como um dos melhores exemplos que podem ser citados, "Stormy Weather" (1943) tornou-se um grande clássico, com a fenomenal cena da escadaria, com a dupla sapateando em acrobacias inimitáveis nos degraus, mesas e pianos enquanto a orquestra tocava.... Harold viveu em Paris durante parte da década de 50 e 60, enquanto Fayard continuou nos EUA, voltando a ser reunir em 1964 e, como a maior parte dos grandes sapateadores americanos, mantiveram-se em actividade até a idade avançada, sendo ovacionados em todos os eventos dos quais participaram.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado pela citação ao site do Divulgando, onde publiquei em 2000 este texto. Mais sobre sapateado americano (mas também irlandês, e outras modalidades de dança) nos sites do "Divulgando o Sapateado Por Aí":

blog - posts diários
http://divulgandotap.wordpress.com

portal - desde 1998
http://www.geocities.com/divulgando

Um abraço e sucesso.