quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Quarteto de Dave Brubeck (1966) - Take Five

De entre as "muitas coisas" que gosto... a música ocupa um dos "lugares" cimeiros.
Irei "vaguear" um pouco pelo jazz, blues e outros estilos de música que gosto. Ao mesmo tempo irei dando alguns dados biográficos sobre os artistas aqui apresentados. Espero que gostem!...
Eis o primeiro com que vos brindo:
O The Dave Brubeck Quartet (Quarteto de Dave Brubeck), foi um quarteto de jazz, formado em 1951, por Dave Brubeck. Do quarteto também fazia parte Paul Desmond (saxofone).
Durante muito tempo, o quarteto tocou no clube Blackhawk, em
São Francisco , tendo ganho grande popularidade em concertos dados em escolas. Gravaram diversos álbuns, dos quais se destacam Jazz at Oberlin, Jazz Goes to College e Jazz Goes to Junior College.
Em
1958, após diversos membros, o quarteto assumiria a sua formação clássica, com Brubeck, Desmond, Joe Morello (bateria) e Eugene Wright (contrabaixo). No ano seguinte, o quarteto grava o álbum Time Out; no entanto, editora não se encontrava segura para o editar no mercado, embora tenha ficado agradada com o seu formato final. O álbum era composto por músicas originais, mas com a particularidade de nenhuma delas ser marcada pelo métrica habitual. Mesmo assim, o álbum atingiria o disco de platina, com músicas como Take Five, Blue Rondo à la Turk e Pick Up Sticks.
O quarteto gravaria outros álbuns, dentro do mesmo estilo, como Time Further Out (
1961), Time in Outer Space e Time Changes. Estes álbuns eram ilustrados por pintura contemporânea, por artistas como Neil Fujita em Time Out, Joan Miró em Time Further Out, Franz Kline em Time in Outer Space e Sam Francis em Time Changes.
Um dos pontos altos do grupo, foi o seu clássico álbum ao vivo, de
1963, At Carnegie Hall, descrito pelo crítico Richard Palmer como sem dúvida o melhor concerto de Dave Brubeck.O Quarteto de Dave Brubeck acabou em 1967, embora se tenham reunido em 1976, por ocasião do seu 25º aniversário.

retirado da: Wikipédia

Sem comentários: