segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cantarei.

António Pedro da Silva Chora Barroso (n. Lisboa, 28 de Novembro de 1950), cantor popular português.
Cresceu em Riachos, terra natal do pai, professor do Ensino Primário. Aos quinze anos estreava-se na rádio, fazendo teatro radiofónico com Odette de Saint-Maurice, na Emissora Nacional. Em Dezembro de 1969 é um dos cantautores revelados pelo Zip-Zip, programa antológico da RTP. Em 1970 apresenta o primeiro disco, Trova-dor. Vai para o Teatro Experimental de Cascais nesse ano. Sob a direcção do encenador Carlos Avilez, participa como actor nas peças Fuenteovejuna de Lope de Vega e Breve Sumário da História de Deus de Gil Vicente, entre outros, juntamente com José Jorge Letria e António Macedo. É editado em 1976 o seu primeiro álbum de longa duração, intitulado Lutas Velhas, Canto Novo.
Foi distinguido com o Troféu Karolinka no Festival Menschen und Meer, realizado na RDA, em 1981. Participou, em 1982, no Festival da Canção da Rádio Comercial com Cantar Brejeiro. Em 1983 obteve grande sucesso com Ai Consta. Recebeu o prémio para a melhor canção de 1987 com Menina dos Olhos d’Água.
Publicou o livro de ficção
A história maravilhosa do país bimbo (2004) e Sensual Idade (2008), sobre os seus quarenta anos de carreira.
Pedro Barroso fez o curso de Educação Física do Instituto Nacional de Educação Física (actual Faculdade de Motricidade Humana) (1973) e foi professor no Ensino Secundário, durante mais de vinte anos. Mais tarde obteve um diploma pós-graduado em Psicoterapia Comportamental (1988), tendo trabalhado na área da Saúde Mental e Musicoterapia durante alguns anos. Foi, neste campo, pioneiro no ensino de crianças surdas-mudas, numa escola de ensino especial de Lisboa.
Fonte: wikipédia

2 comentários:

Anónimo disse...

Pedro Barroso é uma voz potente mas de melodia suave e conteúdo sublime. Uma voz que não se esquece depois que se ouve.
Uma voz que marcou uma época, de revolução e pós também.
Continua ecoando na memória de quem ouviu.

Já agora, se fosse possível adoraria conseguir a canção dele de "Menina". Não sei se é esse o título certo, mas tem muito simbolismo e carga afectiva para mim de há 25 anos...

Muita Luz melodiosa.
Baguera

mario santos disse...

Pedro Barroso é o meu cantor favorito não por eu possuir toda a sua obra discográfica mas porque o prazer que tenho em o escutar é enorme e o respeito que tenho pela sua independência face ao poder estabelecido ainda maior. PB pouco se importa se vende ou não muitos discos, a sua critica social é acutilante e magoa, chateia, aborrece, não se vende. O seu ultimo disco é exemplo disso e basta ouvir "os novos ladrões" e "a princesa do chat" para se perceber a beleza da sua música e das suas palavras.