segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ao Passar um navio



Os Delfins são uma banda pop-rock portuguesa, de Cascais, formada em 1984.
Gravaram o primeiro single "Letras" para a editora Fundação Atlântica. Em Maio de 1985 o grupo apresenta-se no Rock Rendez-Vous. Nesse mesmo ano concorrem ao Festival RTP da Canção com o tema "A Casa da Praia", que é posteriormente gravado para um segundo single. Nesse concurso do Festival concedem-lhes o último lugar da classificação, e a sua participação viria a provocar algum retraimento na imprensa, que desconfia desde logo da banda.

Em Julho de 1986 entram em contacto com o teclista dos Heróis do Mar, Carlos Maria Trindade, para que este assuma o papel de produtor do grupo. Dois meses depois gravam as maquetas do que será o seu primeiro LP e viajam até Cáceres, em Espanha, para actuarem num festival luso-espanhol ao lado dos Xutos & Pontapés, Heróis do Mar e Mler Ife Dada. Em Outubro arriscam uma produção independente , com o consentimento do irmão do guitarrista, António Cunha, entrando nos estúdios de Paço de Arcos acompanhados por alguns convidados - Marité e os Sétima Legião asseguram os coros e Enzo toca piano.
No início de 1987 tocam na Aula Magna de Lisboa, vão ao Porto e Alcobaça e em finais de Janeiro fazem na discoteca Coconuts, em Cascais a pré-apresentação do álbum, cuja edição viria a ser adiada para Abril já que após um encore particularmente bem sucedido, os músicos e produtor decidiram voltar a estúdio para incluir em "Libertação", uma versão da "Canção do Engate" original de António Variações, música que seria posta a circular nas pistas de dança de todo o País ao longo desse Verão, após a publicação do disco. O álbum foi muito bem recebido pela crítica e alcança boas posições nos tops de vendas e radiofónicos e em Julho o grupo é contactado pela RTP para a gravação de dois videoclips - "Canção do engate" e "Baía de Cascais".

Retirado da Wikipédia.

Sem comentários: