domingo, 26 de setembro de 2010

Atira-te ao mar




Em Julho de 1979, um grupo de 4 rapazes, onde para além de muitos outros só Domingos Caetano da actual formação fazia parte, resolveu formar uma banda que teve como intenção principal, fazer e tocar boa música. Como tantas outras bandas que à altura proliferavam pela região, começaram desde logo por actuar nos bailes e em festas um pouco por todo o Algarve. Assim nasceram os IRIS.

A sonoridade da sua música e a enorme capacidade de comunicação que transmitiam, proporcionou que fossem contratados por um hotel em Vilamoura, onde permanecem como banda residente durante alguns anos. Durante este período de tempo, o "bichinho" do rock foi soando cada vez mais alto, logo fazendo com que fossem compondo músicas originais, tentado ao mesmo tempo criar uma sonoridade e uma forma de tocar únicas. Foram gradualmente deixando a rotina do hotel e em meados de 1994, começaram a frequentar exclusivamente o circuito de bares, tendo participado em muitas primeiras partes de grandes eventos que iam acontecendo pelo Algarve.



sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Clã e Sérgio Godinho no Rivoli


Os Clã são um grupo musical português formado por Fernando Gonçalves, Hélder Gonçalves, Manuela Azevedo, Miguel Ferreira, Pedro Biscaia e Pedro Rito em 1992.
Os Clã formaram-se em Novembro de 1992 pela mão de Hélder Gonçalves (baixo piccolo e voz) que convoca, para dar corpo ao seu projecto, Miguel Ferreira (teclados e voz), Pedro Biscaia (teclados), Pedro Rito (baixo), Fernando Gonçalves (bateria) e Manuela Azevedo (voz). Passaram o ano seguinte a ensaiar e a preparar canções.
Em 1994 começaram com as apresentações ao vivo e em 1995 assinaram um contrato discográfico com a EMI-Valentim de Carvalho iniciando nesse mesmo ano as gravações do seu disco de estreia.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Filhos da Nação


Quinta do Bill é um grupo musical português, de folk rock, formado em 1987, perto de Tomar.

O grupo é caracterizado por um estilo próprio, ecléctico mas facilmente distinguível, com influências diversas, sendo a mais óbvia a da música tradicional celta, muçulmana, e ameríndia - ainda que se possam referir influências também da própria música popular portuguesa ou do Jazz. O nome do grupo refere-se ao local onde os primeiros elementos do grupo se reuniam para ensaiar - a quinta de um certo Senhor Guilherme (Bill, em inglês). Os primeiros membros do grupo eram Carlos Moisés (vocalista, guitarra e flauta), Rui Dias (na guitarra) e Paulo Bizarro (no baixo). Mais tarde, juntaram-se ao grupo João Coelho (na bateria), Pedro Ferreira (teclas) e Fernando Paulo, que abandonou o grupo poucos meses depois. (retirado da Wikipédia)


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cantiga d' Amor



Rádio Macau é uma banda portuguesa formada em Algueirão, Mem Martins, no início dos anos 80. Em 1993 a banda suspende a actividade, alegando cansaço e vontade de embarcar noutras experiências.[1]

Regressam como banda em 1998 e aos discos em 2000[2], com outra sonoridade. A banda gravou em 2008 o 8º álbum de originais, a que chamam simplesmente 8.

Membros
Xana (vocalista)
Flak (guitarra)
Alex (baixo)
Filipe Valentim (teclados)
Samuel Palitos (bateria)
Ricardo Frutuoso (guitarra)

Ex-membros
Beto (bateria)
Fred (bateria)

Álbuns

1984 - Rádio Macau
1986 - Spleen
1987 - O Elevador da Glória
1989 - O Rapaz do trapézio voador
1992 - A Marca amarela
2000 - Onde o tempo faz a curva
2001 - A Vida num só Dia - Best Of (1984 - 2001) (compilação)
2003 - Acordar
2005 - Disco pirata (reedição)
2008 - 8

Colectâneas

Johnny Guitar (1993) - Rock'n'roll (eu é mais)
XX Anos XX Bandas (1999) - Morte Lenta
Frágil 21 (2003) - Entre a Espada e a Parede

Xana a solo
As Meninas Boas Vão para o Céu, as Más para Todo o Lado (1994).BMG
Manual de Sobrevivência (1998).NorteSul