domingo, 27 de março de 2011

Dança Do Desprazer


Alinhar ao centro

Formado em finais de 2006 e com estreia em palcos na noite de 10 de março 2007, os Melech Mechaya são uma banda portuguesa de música klezmer, sendo geralmente referenciados como sendo a primeira banda deste género em Portugal. Notabilizando-se pelos seus concertos festivos e interactivos, a banda toca de Norte a Sul do país logo no ano de estreia, actuando em eventos como a Festa do Avante! No Seixal e no Festival de Músicas do Mundo Etnias no Porto, e assina contrato de agenciamento e management com a Smog.
Em 2008 os Melech Mechaya vão para estúdio gravar o seu primeiro registo fonográfico, o EP homónimo lançado dia 5 de Junho no Cabaret Maxime em Lisboa, e a sua digressão de mais de 30 concertos passa pelo Festival de Músicas do Mundo "Ritmus" em Ponta Delgada e por 3 festivais em Espanha - Allariz, Santiago de Compostela e no Festival de Músicas do Mundo de Vilagarcia de Arousa .
Em 2009 voltam a estúdio para gravar o seu primeiro longa-duração, "Budja Ba", e assinam contrato de edição discográfica com a Ovação. O disco é lançado dia 13 de Junho no Teatro A Comuna e a banda recebe alguma atenção mediática, com diversos artigos e em entrevistas em rádios, imprensa e televisão. A digressão leva as festas mechaya a importantes palcos como o Festival de Músicas do Mundo de Sines e o festival Špancirfest na Croácia.
As festas de Melech Mechaya nestes 3 anos, cerca de 100 ao todo em Portugal, Espanha e Croácia, tiveram ainda lugar nos mais diversos teatros e auditórios (Guimarães, Gouveia, Guarda, Vila Real, Alcochete, Portalegre, Almada, Palmela, Estarreja, Rio Maior, Aveiro, São João da Madeira, Sines, Aula Magna em Lisboa, etc.), praças ao ar livre e festas populares (Tavira, Moita, Alhos Vedros, Lavradio, Almada, Leiria, Ponta Delgada, Nelas, Carrazeda de Ansiães, Torres Novas, Foz Côa, Arruda dos Vinhos, Caldas da Rainha, Lourinhã, Almeida, etc.) e vários festivais (Andanças, Traçadinho, Granitos Folk, Festa do Cinema Francês, Festival Todos, Feira do Artesanato, Planície Mediterrânica, Feira da Luz, etc.).

domingo, 20 de março de 2011

Peça para guitarra portuguesa



Henrique & Sinfonia é projecto musical iniciado no ano de 1997 por Henrique Borges. A história deste grupo começa quando Henrique (após vários anos de estudo de guitarra clássica e eléctrica) se apercebeu das potencialidades da guitarra portuguesa. Resolveu então modificar o classicismo com que usualmente é tocada e introduziu-lhe técnicas como glissandos, percussão, bends, electrificando-a de forma a dar-lhe uma maior evidência. Houve depois que matizar essa mesma guitarra com outros instrumentos e após algum tempo de procura pelos conservatórios, escolas de música e orquestras surgem os Sinfonia.



domingo, 13 de março de 2011

Sem Eira nem Beira.





Fotos da manifestação da "Geração à rasca" de 12 de Março de 2011.
Cerca de 200 mil pessoas... só em Lisboa.