Pessoalmente,
confesso que fiquei bem impressionado com essa descoberta...
Tudo
bem que nos 4 cd’s PORTUGUESE NUGGETS ( série sobre a "jovem guarda lusitana"
) aparecem uma ou outra música desses caras, mas nunca imaginei que eles fossem
de tão mais longe ainda... no caso, da cidade de Lourenço Marques (atual
Maputo), capital Moçambicana!
Sim,
Os Inflexos foram uma banda de rock no continente africano. Aliás, o que não
faltava por lá era rockeiro bom, mas isso na África do Sul, que além de contar
com talentos da estirpe de Dan Hill, The Bats, The A-Cads, The Invaders etc,
também exportou muita gente de peso como Manfred Mann, Johnny Kongos, Sharon
Tandy (que já aportou por esta coluna) e o produtor Frank Fenter, décadas antes
da estonteante Charlize Theron e do insosso Dave Mathews ganharem o mundo dos
famosos.
Mas
voltando ao Moçambique...
Uma
curiosidade sobre as bandas de lá é que por conta dos recursos limitados dos
estúdios locais e da deficiente distribuição (isso, mesmo sendo um então
território portugues), os artistas se apoiavam de fato na boa estrutura dos
estúdios sul-africanos que, à revelia de um stablishment racista e
ultra-conservador, investiam forte no rock'n'roll, propagando sobremaneira os
ecos da música negra norte-americana. Logo, o presente disco d'Os Inflexos,
apesar de ter sido todo composto em Moçambique, foi gravado e teve sua
distribuição feita a partir de Johanesbourgo, na África do Sul.
Ano
passado, várias dessas músicas foram lançadas em uma série portuguesa chamada
CAZUMBI, dedicada inteiramente à produção roqueira no continente africano
durante os anos 60 e começo dos 70, mas isso aí já é assunto para um outro
dia...
Os
INFLEXOS eram : Carlos Nelson (voz), Helder Matias (viola), Jorge Montenegro (órgão),
Chico (baixo) e Carlos Alberto (bateria). Em 1969 gravaram apenas um epê, com
as faixas: "Verdes Anos" (versão lusa para
"Ob-la-di-Ob-la-da" dos Beatles), "Furtivo Olhar",
"Uma Velha Foi À Feira" (flertando naturalmente com a tropicália!) e
"Let Me Live My Life".
Não
demorou para que divergências internas se acirrassem e provocassem a cisão da trupe.
Para um lado, seguiu-se o vocalista Carlos Nelson, que gravou um single sob o
nome Carlos Nelson & Os Inflexos, e por outro lado, seguiram-se os demais
integrantes que rebatizaram a banda de Os Impacto. Carlos Nelson rumou para uma
vertente mais folk-lissérgica enquanto que Os Impacto assumiam uma faceta mais
blues-garageira. Contudo, ambos os lados mantiveram-se fiéis à sonoridade do
epê, provando que mesmo as diferenças mais gritantes existentes entre si não
podiam separá-los do que faziam melhor: boa música, com identidade própria!
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