quinta-feira, 24 de maio de 2012

Conjunto Mistério - Sonho do Espaço (1964)


"A origem do Conjunto Mistério pode ser encontrada em finais dos anos 50, princípios dos anos 60, quando cinco jovens da zona de Cascais formam um grupo a que dão o nome de Nova Onda, um dos primeiros conjuntos portugueses ao estilo dos Shadows.

Pouco tempo depois o Nova Onda dá lugar ao Conjunto Mistério, de que fazem parte Luís Waddington (guitarra-solo), Edmundo Silva (baixo), ambos transitando do anterior grupo, António Moniz Pereira (ritmo) e Miguel Artur da Silveira, "Michel" (bateria).

Com boas aparelhagens e bons instrumentos, o Conjunto Mistério lança-se a tocar temas populares portugueses e instrumentais. Conheciam Carlos Cruz, Joaquim Pedro e João Martins, então responsáveis do programa radiofónico «23ª Hora», na Rádio Renascença, a quem foram apresentar as músicas que costumavam tocar. Como não tinham decidido ainda qual o nome do grupo, foram apresentados nas ondas hertzianas por Carlos Cruz como «um grupo novo cujo nome é ainda mistério, pois não têm nome».

Daí surgiu a ideia de lançar um concurso de ideias. «Só que os nomes que foram sugeridos eram tão maus que decidimos ficar pelo Mistério", conta Edmundo Silva. Ganham um concurso entre 19 grupos portugueses no cinema Roma, apresentado por Fernando Pessa, como complemento às sessões do filme "Summer Holiday / Mocidade em Férias", com Cliff Richard e Os Shadows.

O prémio foi uma viagem a Londres para conhecer o célebre grupo londrino. A partir dessa data a fama do grupo começa a estabelecer-se e são editados os primeiros Eps. Começava também por essa época a carreira do Duo Ouro Negro e rapidamente o Conjunto Mistério passou a ser o grupo de acompanhamento preferido de Raul Indipwo e de Milo Mac Mahon, tendo gravado com os artistas angolanos nomeadamente o famoso EP Kwela.

Em 1964 o Conjunto Mistério passa para cinco elementos, com a entrada do vocalista Edmundo Falé, vindo dos Ekos.

Mas a vida atribulada do Mistério em termos de músicos não acaba e em Setembro de 1964 é a vez de Edmundo Silva passar para Os Sheiks, sendo substituído por Mário Terra. Em 1967 o Conjunto Mistério desfaz-se e das suas cinzas nasce o Quarteto 1111, com José Cid, Michel, António Moniz Pereira e Mário Terra.

(notas extraídas da "Enciclopédia da Música Ligeira Portuguesa", de Luís e João Pinheiro de Almeida)"

in http://musicasdosanos60.blogspot.com/search/label/Conjunto%20Mist%C3%A9rio


Sem comentários: