domingo, 21 de outubro de 2012

Os Charruas - Povo (1968)




"Os Charruas eram uma banda yé-yé de Santarém por onde passaram, em fases diferentes, Dany Silva e Kátia Guerreiro.
Natural da ilha de São Tiago (Cabo Verde), Daniel Pereira da Rocha e Silva estudava na Escola de Regentes Agrícolas de Santarém, actual Escola Superior Agrária de Santarém (daí o nome de Charruas), quando, em 1967, decidiu formar a banda com Carlos Manuel Sardinha Ribeiro da Cruz, João Magalhães e João Carlos d'Almeida Baptista, companheiros na Escola.
Carlos Sardinha, natural do Cartaxo, tinha 19 anos e era o viola solo, João Magalhães, de Lisboa, tinha 18 anos era o vocalista, viola ritmo e compositor, Dany Silva tinha 22 anos e era o viola-baixo e autor das letras e João Baptista, de Castelo Branco, 20 anos, era o baterista.
No dia 17 de Maio de 1968, os Charruas ficaram no 3º lugar do I Concurso Académico de Música Moderna, organizado pelo CITU (Centro de Intercâmbio e Turismo Universitário) no cinema Império, em Lisboa, depois dos Psico (ex-Espaciais) e dos Diamantes Negros e à frente da Equipe 88, de Luís Moutinho (Deltons).

Conta a lenda que que os Charruas perderam o Concurso, porque os seus colegas da Escola de Regentes Agrícolas resolveram levar todo o tipo de bicharada (sapos, grilos, etc) que soltaram no palco, tendo influenciado negativamente o júri.
O repertório do conjunto baseava-se essencialmente em versões de canções dos Beatles, Rolling Stones e Otis Redding.
Depois do Concurso, em 1968, os Charruas editaram pela Alvorada (EP-60-1083) um único EP com "Povo", "Love, Love Are Words", "Come On, Baby, Come On" e "Os Teus Olhos, Senhora", tudo originais da banda.
Dany Silva pertenceu depois esporadicamente ao Quinteto Académico, acompanhou Georgie Fame numa digressão pelo Algarve e encetou uma carreira a solo.

Nascida na África do Sul em 1976, Kátia Guerreiro, antes de enveredar pelo fado, foi vocalista dos Charruas nos seus tempos de estudante de Medicina. É prima do então vocalista do grupo, João Magalhães."
in guedelhudos.blogspot.com


Sem comentários: