domingo, 10 de fevereiro de 2013

António Zambujo - Rapaz de camisola verde.



António Zambujo cresceu no Alentejo, onde iniciou os estudos de clarinete no Conservatório Regional do Baixo-Alentejo, aos oito anos de idade. Desde muito cedo demonstrou sua preferência pelo fado, cantava no círculo familiar e de amizades, tendo como referências as interpretações de Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, João Ferreira Rosa e outros. Com apenas 16 anos foi o vencedor de concurso de fado em sua cidade.
Ao terminar os estudos de clarinete, tomou o caminho de Lisboa, onde foi aceite no reconhecido Clube do Fado, no bairro de Alfama, Lisboa, dirigido por Mário Pacheco, intérprete e compositor de guitarra portuguesa.
Foi escolhido por Filipe La Féria para interpretar o papel de Francisco Cruz, primeiro marido de Amália, no musical "Amália", que esteve em cartaz durante quatro anos em Lisboa.
Em 2008, António Zambujo cantava na casa de fado "Senhor Vinho", em Lisboa. Em maio de 2009, esteve em digressão pelo Brasil, tendo sido entrevistado no "Programa do Jô", do Canal Globo de Televisão.
Ganhou o prémio Amália Rodrigues na categoria "Melhor Intérprete Masculino de Fado", que lhe atribuído em 2006 pela Fundação Amália Rodrigues. (wikipédia)




Sem comentários: