domingo, 19 de maio de 2013

Lucília do Carmo - Maria Madalena.



Lucília Nunes de Ascensão do Carmo (Portalegre, 4 de Novembro de 1919 - Lisboa, 19 de Novembro de 1998) foi uma célebre fadista portuguesa, mãe de Carlos do Carmo.
Aos cinco anos, juntamente com a sua família, chefiada por seu pai Francisco, estabelece-se em Lisboa.
A sua estreia como fadista aconteceu no Retiro da Severa, no ano de 1936, quando apenas contava 17 anos, na presença dos proprietários e empresários das mais típicas casas de fado de Alfama, Bairro Alto e Mouraria, tipicamente os três bairros fadistas de Lisboa. A sua presença em palco e voz captaram as atenções do público e o reconhecimento veio rapidamente.
Casada com Alfredo de Almeida, em 1939, nasce o seu filho Carlos do Carmo que, influenciado pela sua mãe, mais tarde se tornaria num grande fadista, com uma bem sucedida carreira nacional e internacional.
Em 1947, dois anos depois do fim da Segunda Grande Guerra, abriu a sua própria casa de fados, chamada Adega da Lucília, que mais tarde mudou o nome para O Faia. A casa, onde actuava frequentemente, localizava-se no Bairro Alto, em plena Rua Barroca. Atraiu para o local alguns dos seus amigos, como Alfredo Marceneiro e Tristão da Silva. Ary dos Santos, que frequentava O Faia, disse da fadista «Lucília do Carmo é, quanto a mim, um clássico do fado!» .
Retirou-se durante cinco anos das rodas culturais lisboetas, e partiu para o Brasil. Após o seu retorno realizou algumas digressões no estrangeiro, mas poucos discos gravou.
Entre os seus êxitos contam-se Leio em teus olhos, Foi na Travessa da Palha, Maria Madalena, Não gosto de ti, Preciso de te ver, Senhora da Saúde, Olhos garotos, Antigamente, Tia Dolores , Loucura ,Zé Maria, Lá vai a Rosa Maria.
Na década de 1980, retirou-se da vida artística. Indubitavelmente, uma dama do fado corrido, tida como uma das melhores vozes do fado. Faleceu em Lisboa, em 1999.


Sem comentários: