domingo, 23 de junho de 2013



Teresa Tapadas é mais uma das novas vozes do fado. Natural de Riachos, concelho de Torres Novas, iniciou a sua carreira no final de 1994, depois de ter sido solista do grupo Folclórico “Os Camponeses”.
Interessa-se pelo fado quando ouve pela primeira vez Amália Rodrigues e Teresa de Noronha. Apesar da sua curta carreira, tem cantado com regularidade, algumas das vezes, ao lado de nomes grandes, como António Pinto Basto, Margarida Bessa ou Carlos Zel.
O jornal “O Independente”, já chegou mesmo a considerá-la como “uma das melhores vozes da nova geração fadista”.
Dos pontos altos do seu, ainda jovem, percurso artístico podem-se destacar a participação no espectáculo “Raízes Rurais, Paixões Urbanas”, sob a direcção de Ricardo Pais e Mário Laginha, e a presença no elenco na Semana do Ribatejo Fadista na Expo-98, em Lisboa.
A confirmação absoluta do seu talento surge em 2000, quando é distinguida com o Prémio Revelação na Grande Noite do Fado na cidade do Porto.
No final de 2004, surgiu, finalmente o seu primeiro álbum de originais. “Meu Grão de Paraíso”, foi o título escolhido pela cantora. O disco conta com inéditos de Rosa Lobato Faria, Carlos Baleia, João Conceição Dias e José Luís Gordo, apresentando ainda temas conhecidos de Amália Rodrigues, Fernanda Maria, Fernanda Baptista e Vasco Rafael. “ (Retirado do Museu do Fado).


Sem comentários: