domingo, 9 de setembro de 2012

Toada beirã - Os Blusões Negros.


RAPSÓDIA - EPF 5.290 - 1966

Tequilla - Coimbra Menina E Moça - Toada Beirã - Tango Dos Barbudos

As canções têm arranjos de Jorge Melo.

Os Blusões Negros são uma das bandas menos conhecidas do yé-yé português. São do Porto e participam na colectânea "Caloiros da Canção" com o clássico "Toada Beirã".

Ensaiavam em casa de Jorge Estrela (viola-ritmo), irmão de Jorge Melo, locutor dos Emissores do Norte Reunidos e autor dos arranjos do conjunto. Outros fundadores foram Xico Teixeira (viola-baixo) e Carlos Alberto (bateria).

No início da sua carreira acompanhavam Armindo Rock (Armindo da Costa), outro pioneiro, ilustre desconhecido do rock português, sem discos gravados.

Em 1961, com 17 anos, Armindo Rock iniciou a sua carreira artística acompanhado pelo Conjunto Tony Araújo que já naquela altura estava equipado com guitarras Fender e aparelhagem Semprini.

O meu primeiro rock em português data de 1961 com o título "Eu Quero O Rock". Ao tempo, recebia mais de 400 cartas por mês pedindo fotografias autografadas, diz Armindo Rock.

Os Blusões Negros fizeram a primeira parte do concerto de Sylvie Vartan no Pavilhão dos Desportos, no Porto, em 1964.

Ainda em 1964 foram os 2º classificados do I Festival Musical do Porto, patrocinado pela revista "Plateia", em 1964, na modalidade de "música moderna". Os vencedores foram os Teias e na modalidade de "música de dança" o troféu foi para os Galãs.

Chegaram a tocar com sete violas em palco.

Retirado de: http://guedelhudos.blogspot.pt/2010/09/blusoes-negros.html



Sem comentários: